HISTÓRIA DO NOME


ARISTÓTELES

Seguidor e adversário de Platão e neto intelectual de Sócrates, Aristóteles (384-322 a.C.), também foi professor de Alexandre, o Grande e considerado “pai” da lógica.
Nascido em Estagira, na região de Calcídica, dominada pela vizinha Macedônia. Aos 18 anos foi estudar em Atenas, metrópole cultural da Grécia. Ingressou na Academia, escola fundada e chefiada por Platão; foi discípulo brilhante de Platão. Após desentendimento com seu mestre, há registro do seguinte testemunho de Aristóteles: “Platão é meu amigo, mas sou mais amigo da verdade”, ao que Platão retrucou a petulância juvenil do antigo discípulo: “Aristóteles é como um potro selvagem, que escoiceia a própria mãe depois de lhe ter bebido todo o leite”.
PENSADOR UNIVERSAL: depois de ter ficado tempos na Macedônia o filósofo retornou a Atenas em 334 a.C. e fundou uma nova escola, o LICEU, para rivalizar com a Academia platônica. Sua reputação de brilhantismo atraiu multidões de alunos de todas as partes da Grécia. As aulas eram ministradas ao ar livre, em meio a passeios por alamedas de árvores – por isso, os seguidores de Aristóteles ganharam o nome de “peripatéticos” (aqueles que andam, em grego). 

Presidente Ivo Ferreira